Corrente de deslocamento no ensino de graduação: uma abordagem mais intuitiva
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3111Palavras-chave:
Eletromagnetismo, Lei de Ampère-Maxwell, Corrente de deslocamento, Carga puntiformeResumo
Interessados no ensino mais intuitivo da “corrente de deslocamento”, apresentamos brevemente a forma como é introduzido esse assunto em três obras didáticas, que consideramos mais utilizadas nos cursos de graduação. Então abordamos o assunto “corrente de deslocamento” discutindo em detalhes a lei de Ampère-Maxwell para uma carga puntiforme se deslocando com velocidade uniforme e não relativística, com campos elétrico e magnético dados pela lei de Coulomb e a lei de Biot-Savart, tradicionalmente abordados nos cursos de graduação. Mostramos que a corrente de deslocamento tem um significado físico mais intuitivo e que generaliza a densidade de corrente, tornando a equação de Ampère-Maxwell mais simétrica com a lei de Faraday.
Downloads
Referências
FACIN; Paulo; Carga puntiforme, equações de Maxwell e o significado da corrente de deslocamento. Revista Educar Mais, v. 5, n. 3, p. 698-708, 2021.
FEYNMAN, Richard; LEIGHTON, Robert; SANDS, Matthew. The Feynman lectures on physics – Volume 3, Ed. Bookman, São Paulo, 2008.
HALLIDAY, David; WALKER, Jearl; RESNICK, Robert. Fundamentos de Física - Eletromagnetismo. 10. ed., LTC, Rio de Janeiro, 2009.
NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de física básica 3 – Eletromagnetismo, Ed. Edgar Blucher LTDA, São Paulo, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paulo Cesar Facin, Giovana Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.