Pesca Predatória e Sobrepesca, Degradação dos Ecossistemas Locais na Colônia Z-3
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.623Resumo
A colônia São Pedro (Z3) localiza-se às margens da Laguna dos Patos,RS. É uma colônia de pescadores artesanais. O trabalho de pesquisa tem por
objetivo caracterizar as técnicas de pesca (peixes e crustáceos); o impacto
negativo dessa atividade no ambiente; desenvolver na comunidade local o
respeito pelos ecossistemas da região, a Laguna dos Patos, matas, arroios e
banhados adjacentes; mitigar nos habitantes a responsabilidade do extrativista com a exploração sustentável; o estrago da disposição inadequada dos resíduos sólidos e captura e morte de aves, répteis e mamíferos; além da retirada de orquídeas do ambiente. Uma das formas de desenvolver a consciência ambiental são conhecendo a dinâmica física e trófica na Laguna dos Patos, o ciclo natural dos seres vivos e os riscos de extinção; e organização de alternativas de renda para a comunidade, como o turismo, a piscicultura e artesanato.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.