Redesenho do logotipo Marias Bonitas: aplicação do design colaborativo

Autores

  • Nathalie Assunção Minuzi Universidade Federal de Santa Maria
  • Leila Maria Santos Araújo UFSM
  • Giana Tondolo Bonilla UFSM
  • Márcia Eliane Leindcker da Paixão Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2018.v2.n2.pp.021-034.1069

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o redesenho e posicionamento de marca do coletivo Marias Bonitas, localizado na cidade de Santa Maria - RS. A partir da demanda apresentada por um coletivo de mulheres, busca-se aplicar o redesenho por meio de uma estratégia colaborativa, juntamente com outras ações que promovam o desenvolvimento do coletivo. Como metodologia foi utilizada a abordagem do Design Thinking, onde o foco do projeto está centrado no usuário. Neste caso, as mulheres foram as responsáveis por redefinir a marca com o auxílio técnico de uma designer, e assim pensar seu posicionamento, considerando o desenvolvimento social desta localidade. Como resultado do redesenho da marca, houve uma maior aceitação deste posicionamento pelo coletivo e pela comunidade, e obtivemos um redesenho da identidade visual e um manual desta para o uso do grupo em seus produtos e nas redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giana Tondolo Bonilla, UFSM

Graduada em desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria

Márcia Eliane Leindcker da Paixão, Universidade Federal de Santa Maria

Professora na UFSM, vinculada ao Centro de Educação

Referências

BROWN, T. Design Thinking. Disponível em: https://emprendedoresupa.files.wordpress.com/2010/08/p02_brown-design-thinking.pdf. Acesso em: 10, jul. 2018.

FURRIER, M. T. Posicionamento e reposicionamento de marcas. In: Gestão de Marcas no contexto brasileiro. SERRALVO. F. A.(org.). São Paulo: Saraiva, 2008.

OMPI, Organización Mundial de la propriedad intelectual. Disponível em: http://www.wipo.int/wipo_magazine/es/2006/01/. Acesso em: 18, abr. 2018.

TOMIYA, E. Branding Anali?tico: Me?todos Quantitativos para Gesta?o da Marca. São Paulo: ATLAS S.A, 2014.

WHEELER. A. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gesta?o de marcas. Porto Alegre: Bookman, 2012.

Publicado

2018-12-31

Como Citar

MINUZI, N. A.; SANTOS ARAÚJO, L. M.; TONDOLO BONILLA, G.; PAIXÃO, M. E. L. da . Redesenho do logotipo Marias Bonitas: aplicação do design colaborativo. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 2, n. 2, p. 021–034, 2018. DOI: 10.15536/2594-4398.2018.v2.n2.pp.021-034.1069. Disponível em: https://ifs00sv137.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/1069. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos