BASTA: Campanha de fotografia e design pelo combate à misoginia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2022.v6.n8.pp.001-018.2188

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE: Misoginia; Fotografia; Design;Cartazes.

Resumo

Misoginia são ações praticadas em nossa sociedade muito antes de ser uma palavra, de ter um conceito.Refere-se a condutas de inferiorização e de ódio contra as mulheres, advindas de uma sociedade patriarcal, que impõe padrões e valores restritivos a elas. Tendo isso em vista o presente texto - que é parte de um trabalho de conclusão de curso -  tem por finalidade descrever a criação da campanha BASTA, composta de cartazes que alertam para as referidas situações. Assim sendo, o presente texto está dividido por uma abordagem teórica e um relato da prática de criação dos cartazes. Na primeira parte, os principais conceitos abordados foram misoginia e lugar de fala; no segundo momento, quando da exposição, da confecção dos cartazes, a maior atenção foi dada para as fotografias, elementos de maior destaque  para expressão do significado pretendido. Por fim, defende-se a pertinência deste trabalho por trazer a temática para o interior do ambiente universitário - importante espaço de reflexão da sociedade - dentro de um curso de Design, cujos produtos visuais impactam na construção de hábitos e comportamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1996.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o Encontro de Especialistas em Aspectos da Discriminação Racial Relativos ao Gênero. Estudos Feministas, n. 1, p. 171-263, 2002.

CUNHA, A.G. Lexicon: Dicionário Etimológico da Lingua Portuguesa. 2007. P. 386,524.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento, 2017. (Feminismos Plurais)

Exame Abril <https://exame.abril.com.br/negocios/dino/62-da-populacao-brasileira-esta-ativa-nas-redes-sociais/> Acesso em 27/11/2019.

Pesquisa dados feminicídio http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_alphacontent&ordering=3&limit=10&limitstart=11160 Acesso: 25/10/2019

Matéria G1 https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/02/26/violencia-contra-mulheres-praticada-por-vizinhos-cresce-uma-em-cada-cinco-relata-agressao-diz-datafolhl> Acesso: 25/10/2019.

Publicado

2022-12-31

Como Citar

GARCIA LIMA, P. .; BRUM, M. BASTA: Campanha de fotografia e design pelo combate à misoginia. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 6, n. 8, p. 001–018, 2022. DOI: 10.15536/2594-4398.2022.v6.n8.pp.001-018.2188. Disponível em: https://ifs00sv137.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2188. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos