Cine Brasis: valorização do cinema nacional na escola
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2025.v9.n11.pp.160-171.4146Palavras-chave:
Cinema Nacional, Educação Básica, Democratização do acessoResumo
A análise dos indicadores do mercado de exibição de cinema no Brasil revela uma histórica falta de público para as obras nacionais em comparação com as produções internacionais. Este estudo busca investigar os desafios na formação de público para o cinema brasileiro, em especial dentre os jovens. Nesta fase inicial, a metodologia inclui a análise de dados sobre exibição e consumo de filmes nacionais, além de uma revisão bibliográfica que fundamenta o desenvolvimento de estratégias voltadas à promoção da sustentabilidade cultural do cinema nacional a partir da escola. Tais estratégias também sustentam a formulação de propostas culturais no ambiente escolar, como o projeto Cine Brasis: Semana do Cinema Nacional, que será realizado no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas, pelos estudantes de ensino médio integrado ao técnico com o objetivo de fomentar a formação de novos públicos para o cinema brasileiro.
Downloads
Referências
ANCINE. Painel de Indicadores do Mercado de Exibição, 2024. Disponível em:
https://www.gov.br/ancine/pt-br/oca/Paineis%20Interativos/painel-indicadores. Acesso em: 14 out. 2024.
ARAUJO, Cintia Langie. Cinescrita das salas universitárias de cinema no Brasil / Cíntia Langie Araujo ; Denise Bussoletti, orientadora. — Pelotas, 2020. Ara440 f. : il. AraTese (Doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação,
Universidade Federal de Pelotas, 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1996.
BRASIL. Projeto de Lei 3.342/23. Câmara dos Deputados, 2023.
FIORIN, José Luiz. A construção da identidade nacional brasileira. Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso, v. 1, n. 1, p. 115-126, 2009 . Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/3002/1933. Acesso em: 02 set. 2024.
FRESQUET, Adriana et al. Cinema e educação: a lei 13.006: reflexões, perspectivas e propostas. Belo Horizonte: Universo Produção, 2015.
FRESQUET, Adriana (Org.). Proposta Programa Nacional de Cinema na Escola. Belo Horizonte: Universo Produção, 2024. Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1fpEsAfLRkylMDg-E8LM_JaZ7on7GXl5Z/view. Acesso em: 30 dez. 2024.
OBSERVATÓRIO BRASILEIRO DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL - OCA. Anuário
Estatístico do Cinema Brasileiro 2020. Rio de Janeiro: Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, 2021.
OBSERVATÓRIO BRASILEIRO DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL - OCA. Anuário
Estatístico do Cinema Brasileiro 2023. Rio de Janeiro: Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, 2024.
SALGADO, Lucas. Geração Z descobre o cinema nacional através das redes sociais e
alavanca procura por filmes; entenda. O Globo, Rio de Janeiro, 4 fev. 2024. Disponível em:
https://oglobo.globo.com/cultura/filmes/noticia/2024/02/04/geracao-z-descobre-o-cinema-nac ional-atraves-das-redes-sociais-e-alavanca-procura-por-filmes-entenda.ghtml. Acesso em: 30 dez. 2024.
SIMIS, Anita. A crise dos anos 1980 e a exibição cinematográfica. Revista Eptic. Vol. 18, nº 2, pp-188-199, maio-agosto 2016.
SIMIS, Anita. Estado e cinema no Brasil. 1 ed. São Paulo: Editora da UNESP Digital, 2017.
TORTORIELLO, Julia. Elitização, preconceito e monopólio: o que isso tem a ver com a desvalorização do cinema nacional? Esquinas Revista Digital Laboratório da Faculdade Cásper Libero, 2023. Disponível em: https://revistaesquinas.casperlibero.edu.br/arte-e-cultura/cinema/elitizacao-preconceito-mono polio-o-que-isso-tem-a-ver-com-a-desvalorizacao-do-cinema-nacional/ Acesso em: out. 2024.
VIDAL, Isabella Lourençon. Estado e Cinema no Brasil: contradições do pensamento Industrial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Projetos Culturais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://paineira.usp.br/celacc/sites/default/files/media/tcc/estado_e_cinema_no_brasil_isabella_vidal.pdf. Acesso em: 14 out. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Clara Schiavon Rodrigues, Victor da Silva Rodrigues, Isadora Ebersol Cruz, Livian Lino Netto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.