Projeto de artefatos para a usabilidade das latas de tintas
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2025.v9.n11.pp.207-214.4151Palavras-chave:
embalagens de tintas, avaliação ergonômica, design de produto, usabilidadeResumo
As embalagens de tintas devem, além de proteger o produto, fornecer instruções sobre como abrir, manusear, fechar, reutilizar e descartar adequadamente. No entanto, as embalagens de tintas imobiliárias disponíveis no mercado não atendem esses requisitos de forma eficiente, apresentando desafios ergonômicos tanto em relação a sua usabilidade quanto ao seu armazenamento. O objetivo da pesquisa é analisar o material e a forma de fabricação das embalagens de tintas, bem como suas dimensões, uso e armazenamento para, com base nessas informações, propor melhorias. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura por meio de pesquisa bibliográfica e levantamento das características de diversos tipos de embalagens, considerando tanto as especificações técnicas quanto os aspectos ergonômicos relacionados à usabilidade. Além disso, foram realizadas entrevistas com profissionais da construção civil para elencar dados referentes à percepção e manejo do produto. Posteriormente, foi feito um compilado das informações e uma avaliação ergonômica do uso das embalagens, visando seu aprimoramento, que embasou as propostas de melhorias com a criação de artefatos para acoplar nas latas de tintas.
Downloads
Referências
IIDA, I., GUIMARÃES, L.B.M. ERGONOMIA PROJETO E PRODUTO. 3a ed. São Paulo: Blucher, 2016.
SCATOLIM, R. L. A comunicação de embalagens de produtos alimentícios para deficientes visuais. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Liege Dias Lannes Soares, Catiúcia Klug Schneider

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.