Um olhar para os catadores por meio do design social: projeto de uma campanha de valorização e conscientização sobre a geração e descarte de resíduos
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2025.v9.n11.pp.225-234.4153Palavras-chave:
Design social, catadores de resíduos, campanha de conscientizaçãoResumo
O designer precisa compreender criticamente a sociedade para qual projeta e atender a demandas reais da população. Nesse sentido, o design social traz um olhar para pessoas colocadas à margem, construindo soluções que atendam necessidades, muitas vezes consequência da estrutura social desigual. O presente trabalho aborda a invisibilidade dos catadores de resíduos através do design social e apresenta uma campanha como forma de conscientizar e valorizar este grupo de pessoas. Utilizando a metodologia de Design Centrado no Ser Humano, foram desenvolvidos posts e cards para redes sociais, com informações sobre a separação adequada de resíduos e de valorização aos catadores.
Downloads
Referências
CATADORES DE HISTÓRIA. Direção: Tânia Quaresma. Distrito Federal: Caminho do meio, 2016.
HCD. Human Centered Design: Kit de Ferramentas. 2a ed. 2010. Disponível em: <https://hcd-connect-production.s3.amazonaws.com/toolkit/en/portuguese_download/ideo_hcd_toolkit_complete_portuguese.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2021.
LIXO EXTRAORDINÁRIO. Direção Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley. Rio de Janeiro: O2 Filmes, 2010.
PAZMINO, A.V. Uma reflexão sobre Design Social, Eco Design e Design Sustentável. In: I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESIGN SUSTENTÁVEL. Anais... Curitiba, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dainá Xavier Bório, Bruno Cruz Candido, Mariana Piccoli, Danieli Nejeliski

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.