Ecos da moda: a voz que ecoa a gestão criativa de resíduos
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2025.v9.n11.pp.265-274.4158Palavras-chave:
sustentabilidade, descarte, reaproveitamento, resíduos têxteisResumo
Apresentam-se os resultados do projeto Ecos da Moda realizado na Escola Técnica Senai de Caruaru/PE, entre 2022 e 2024. Descreve-se o processo com 120 alunos em práticas de sustentabilidade envolvendo o reaproveitamento de resíduos têxteis, aplicando técnicas de costura como o patchwork e o upcycling. Obteve-se competências profissionais destinadas à gestão responsável de resíduos para mitigar a poluição.
Downloads
Referências
LATOUCHE, Serge. Pequeno tratado do decrescimento sereno. Tradução de Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
VELTZ, Pierre. Mundialización, ciudades y territórios – la economia del archipélago. Barcelona: Ariel. 1999.
PAÚL - Fernanda Paúl. BBC Brasil - 'Lixo do mundo': o gigantesco cemitério de roupa usada no deserto do Atacama - 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60144656 Acesso em: 01 de Setembro de 2024
PACTO GLOBAL - ODS - Objetivos para o desenvolvimento sustentável. Disponível em: https://www.pactoglobal.org.br/ods-e-agenda-2030/#:~:text=Os%20ODS%20buscam%20assegurar%20os,maiores%20desafios%20de%20nossos%20tempos. Acesso em 18 de Julho de 2022.
SOU DE ALGODÃO – Afinal quanto tempo o algodão demora para se decompor na natureza ?. Disponível em: https://soudealgodao.com.br/blog/afinal-quanto-tempo-o-algodao-demora-para-se-decompor-na-natureza/ Acesso em 01 de Setembro de 2024.
Fantástico - Lixo têxtil: sem reciclagem ou reaproveitamento, restos de roupas ameaçam o meio ambiente - 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/02/13/lixo-textil-sem-reciclagem-ou-reaproveitamento-restos-de-roupas-ameacam-o-meio-ambiente.ghtml Acesso em 03 de Junho de 2024
LEGNAIOLI - Stella Legnaioli - Tecido poliéster: o que é e quais os seus impactos. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/poliester/. Acesso em 03 de Junho de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniella Carla Gonçalves da Silva, Ângelo Magalhães Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.