https://ifs00sv137.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/issue/feedRevista Poliedro2024-01-19T13:34:43+00:00Prof. Dr. Renata Porto | Prof. Dr. Danieli Nejeliskirevistapoliedro@gmail.comOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Poliedro</strong> é o periódico científico eletrônico da Escola de Design do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Câmpus Pelotas. Tanto o acesso ao conteúdo da revista quanto o envio de textos são realizados de forma gratuita, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A cobertura temática da revista, considerando o campo do Design, se encontra nas Ciências Sociais Aplicadas (Arquitetura, Urbanismo e Design). A administração da revista é realizada de forma automatizada através do Open Journal Systems (OJS). Lançada no ano de 2017, tem como finalidade a divulgação da produção acadêmica, original e relevante, de pesquisadores e de alunos de iniciação científica da área do Design. A submissão de artigos é realizada exclusivamente por meio deste site, e os artigos são avaliados pelo processo de avaliação cega. As submissões para a Revista Poliedro acontecem sempre de forma contínua, ou seja, não interrompemos em nenhum momento a recepção de manuscritos. </p> <p>ISSN <strong>2594-4398</strong> (<em>online</em>)</p>https://ifs00sv137.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/303024 Meses Não Ditos2023-07-24T17:44:18+00:00Giovani Garcez Dalenogari Albagiodaleno@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo tem por objetivo apresentar parte de uma pesquisa teórico-prática relativa a Trabalho de Conclusão de Curso de Design Digital na Universidade Federal de Pelotas sobre elemento Ma associado ao projeto de um livro de artista. Especificamente, neste artigo, objetivamos apresentar as influências teóricas e visuais bem como os processos projetuais envolvidos ao longo do desenvolvimento do livro “24 Meses Não Ditos” o qual busca representar momentos de solitude vividos pelo autor durante os dois anos da pandemia da Covid-19.</span></p>2024-01-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Giovani Garcez Dalenogari Albahttps://ifs00sv137.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/3072Estratégias produtivas de confecção:2023-07-24T18:20:07+00:00Dalvana De Coldalvanadecol@yahoo.com.brSilene Seibelsilene.seibel@udesc.brLucas da Rosadarosa.lucas@gmail.comIcléia Silveiradarosa.lucas@gmail.comValdecir Babinski Júniorvj.babinski@gmail.com<p>O objetivo deste estudo é de propor estratégias produtivas voltados a produção de vestuário sob medida para manter os prazos de entrega previstos. Em relação à classificação da pesquisa é de natureza aplicada, qualitativa e descritiva. Foi desenvolvido um estudo de caso em ateliê de moda festa, onde foi possível identificar diversos problemas quanto a organização do sistema produtivo. Para tanto, foram pesquisadas as estratégias produtivas sob encomenda, documentando-se os fluxos dos processos e, a partir disso, sugeridos fluxos com melhorias para os processos futuros. Contempla-se, também, com base nas teorias de gestão visual da manufatura enxuta, proposta de painéis para o controle diário da produção, por serem parte integrante da organização de um fluxo produtivo.</p>2024-01-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Dalvana De Col, Silene, Lucas, Icléia Silveira, Babinskihttps://ifs00sv137.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/3352Diretrizes para ferramentas visuais digitais voltadas ao ensino em design a partir de uma revisão sistemática2023-11-21T01:37:27+00:00Juliana Krupahtzjuliana.krupahtz@gmail.comGabriel Albretchgabecht@gmail.comJefferson Lewis Velascojeffvelasco.crm@gmail.comJúlio Monteiro Teixeirajuliomontex@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O uso e o surgimento de ferramentas digitais se destacaram com o incremento emergencial do ensino remoto durante a pandemia da COVID-19. Neste contexto, boas práticas podem ser estabelecidas na intenção de facilitar o desenvolvimento de novas ferramentas. Para isto, o objetivo desta pesquisa é realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre ferramentas visuais digitais no contexto do ensino em design. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas as etapas propostas por Dresch, Lacerda e Antunes Júnior (2014), voltadas a pesquisas dentro do escopo da Design Science Research, a saber: (i) definição da questão da revisão e do framework conceitual; (ii) escolha da equipe de trabalho; (iii) estratégia de busca; (iv) busca, elegibilidade e codificação; (v) avaliação da qualidade; e (vi) síntese dos resultados. A etapa final de apresentação do estudo consiste na publicação deste artigo. Foram realizadas buscas em seis bases de dados, obtendo-se 722 itens, entre artigos de periódicos e anais de eventos. Destes, nove artigos foram selecionados para a compilação de resultados após a realização de análise, codificação e leitura dos textos, sendo adicionados mais dois a partir da técnica de bola-de-neve. Foram então levantadas as principais temáticas abordadas pelos estudos, como o conceito de Creativity Support Tools (CST), pensamento visual e design colaborativo. Também foram identificados 10 artefatos desenvolvidos nestes estudos, os quais foram agrupados em classes de problemas e tiveram mapeadas suas heurísticas de construção e contingenciais. Por fim, outros conceitos foram adicionados à discussão, como o de avaliação e reflexão sobre o processo, a prática interdisciplinar, a consciência mútua e o julgamento instrumental. Estes conceitos, somados aos iniciais, serviram como rótulo para as heurísticas mapeadas e assim foi construído um diagrama de diretrizes para o desenvolvimento de ferramentas visuais digitais. Como recomendação a trabalhos futuros, deixa-se a sugestão de uso e valorização do termo Creativity Support Tools para as ferramentas que utilizarem os princípios mencionados nesta pesquisa.</span></p>2024-02-06T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Juliana Krupahtz, Gabriel Albretch, Jefferson Lewis Velasco, Júlio Monteiro Teixeira