The teacher's image as training and information in professional and technological education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3709

Keywords:

Image, Appearance, Teacher, Professional Education

Abstract

In the information society, the image of the teacher has become a factor of relevant significance. This study, of a descriptive nature, aims to identify how the image of the teacher can contribute to training and information in Professional and Technological Education (EPT). To this end, we conducted a literature review that addresses the evolution of image construction over time. In this review, we investigate the complexity of the personal image, emphasizing its significance in (EPT), and highlight the importance of theories as essential instruments for understanding and analyzing conceptual semantic structures related to image. We also consider the active role played by the teacher in building his own image within the historical and social contexts. The theoretical framework addresses renowned authors, such as V. M. Shepel and Padilha, who state that the teacher's professional image is made up of symbolic signs that characterize the individual and are shaped by interpersonal interaction in the educational context, reflecting the public's perception of the image. professional of a teacher.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Fernando de Marchi, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB

Designer e Jornalista de Moda; comunicólogo; semioticista, docente em Design de Moda, mestrando no programa ProfEPT no IFB/DF.

Thiago Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB

Graduado em História pela USP; Mestre e Doutor em História Social pela USP. Professor no programa ProfEPT no IFB/DF. 

References

ALTET, Marguerite. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação saber analisar. In: PERRENOUD, Philippe; PAQUAY, Léopold; ALTET, Marguerite; CHARLIER, Évelyne (Orgs.). Formando professores profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2001.

AZEVEDO, Mauricio Cristiano de. Educação estética e razão comunicativa: outro da razão ou da racionalidade? Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

BIANCO, Bela Felman; LEITE, Miriam L. Moreira. Desafios da imagem. São Paulo: Papirus, 1998

BUORO, Anamelia Bueno. O olhar em construçao: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. São Paulo: Cortez, 2003

DORFLES, Gillo; LOMAZZI, Giorgio. Psicologia do vestir. Assírio & Alvim, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FRIGOTTO, G. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teóricos e práticos. In: Gomez, Carlos M. Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.

HALLAWELL, Philip. Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza. São Paulo: SENAC, 2009.

. Visagismo: harmonia e estética. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2004

HIRALDELLI Jr., Paulo. O corpo: filosofia e educação. São Paulo: Ática, 2007.

KRESS, GR. Multimodalidade: Uma abordagem semiótica social para a comunicação contemporânea. Routledge. 2010.

MAKARENKO, A.S. Poema pedagógico. Tradução Belinky. São Paulo: Brasiliense, 1985.

NETTO, José Paulo. Introdução ao método da teoria social. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, p. 668-700, 2009.

NOVAES, Regina. Juventude e Sociedade: jogos de espelhos. Sentimentos, percepções e demandas por direitos e políticas públicas. Revista Sociologia Especial – Ciência e Vida. São Paulo, outubro de 2006

PADILHA, ÊNIO. Marketing pessoal e imagem pública. 2. ed. Camboriú SC: Editora Pallotti, 2002

PROZOROV, G. S. Views of Nadezja Konstantinovna Krupskaya on didacties. Soviet Education, New York: International Arts and Sciences Press, v.1, nov./oct. 1958/1959.

SANTAELLA L.; NöTH, W. Imagem, cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Iluminuras, 1999.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v.14, n.40, p.143-155, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf . Acesso em: 27 jan. 2024. SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 5. ed. São Paulo: Autores Associados, 1995, p. 17.

SHEPEL' V. «Antropologiya upravleniya» vvysshem obrazovanii v Rossii. - 1998. - U. 3. - S. 105-107. - [SHEPEL, V. "Antropologia gerencial" na universidade /Ensino superior na Rússia. -1998. - No. 3. - S. 105-107.]

SHEPEL’V. ???????????: ??????? ??????? /?.?. ??????. ?.: ???????? ???????????, 2002. 254 ?. [Shepel V.M. Imagelogia: livro didático / V.M. Shepel. M.: Educação nacional, 2002. 254 p.]

SHEPEL'V. «Imidzhologiya: sekrety lichnogo obayaniya» – Rossiya, Editora Fênix, 2005. – [SHEPEL’V. “Imagelogia: os segredos do charme pessoal” – Rússia, Editora Fênix, 1994.]

TATARINOVA, N. V. O ponyatii «imidzh» i yego otlichii ot analogichnykh ponyatiy «imidzh», «reputatsiya», «stereotip» / N. V. Tatarinova // Filologicheskiye nauki. Voprosy teorii i praktiki. - 2009. - ? 2. - S. 252-255. - [TATARINOVA, N. V. Sobre o conceito de “imagem” e sua diferença de conceitos semelhantes de “imagem”, “reputação”, “estereótipo” / N. V. Tatarinova // Ciências Filológicas. Questões de teoria e prática. - 2009. - Nº 2. - S. 252-255.]

TATARINOVA, N. V. O ponyatii «imidzh» i yego otlichii ot analogichnykh ponyatiy «imidzh», «reputatsiya», «stereotip» / N. V. Tatarinova // Filologicheskiye nauki. Voprosy teorii i praktiki. - 2009. - ? 2. - S. 252-255. - [TATARINOVA, N. V. Sobre o conceito de “imagem” e sua diferença de conceitos semelhantes de “imagem”, “reputação”, “estereótipo” / N. V. Tatarinova // Ciências Filológicas. Questões de teoria e prática. - 2009. - Nº 2. - S. 252-255.]

??????????? ?.?. ??????????? ????????????????? ?????? ???????: ?????????-??????????????? ?????? // PR ? ???????????.-2005. [Zolotovskaya L.A. Características da imagem profissional do professor: aspecto sociopsicológico//RP na educação. -2005].

???????? ?.?., ???????? ?.?. ?????? ???????????? ?????????????? ???????? ??????? ???????? // ??????? ???????????? ???????????????? ????????????. ?. ????????: ????? ??????????????? ???? «?????????? ???????????». ?.12. - ? 2. - 2006. - ?. 93-95. - [KALYUZHNY A.A., Shuitenov G.Zh. Modelo de formação da cultura da informação de futuros professores // Boletim da Kostroma State University. NO. Nekrasov: Uma série de ciências psicológicas "Acmeologia da educação". T.12. - Nº 2. - 2006. - S. 93- 95.]

????????, ?. ?. ?????????? ???????????? ?????? ??????? / ?.: ??????, 2004. - 222 ?. [KALYUZHNY, A. A. Psicologia da formação da imagem do professor / M.: Vlados, 2004. - 222 p.]

????-????? ?.?. ??????? ? ?????????????? ???????. - ?., ???????????, 1987. [Kann-Kalik V.A. Ao professor sobre comunicação pedagógica. - M., Educação, 1987.

????????????? ?.?. ???????? ?????????: ? 09 ?????. ?. ????, 1989. [STANISLAVSKY K.S. Obras coletadas: Em 09 volumes. M. Arte, 1989].

?????????? ?.?. ????? ???????? ??? ??????? ??????? ???????????????? // ????? ??? ??????? ??????????? ???????????. - ?.: ??? ???, 2007. [Stepanenko I.N. A imagem do professor como condição para um maior profissionalismo // A imagem como fenómeno da civilização moderna. - M.: RIC AIM, 2007.]

????? ?.?. ???????????? ?????????? ?????? / ?.?. ????? // ??????? ???. ????? ??????????. 1999. ? 2. ?. 5-10. [Utlik E.P. Psicologia prática da imagem / E.P. Utlik // Boletim da Universidade Estadual de Moscou. Gerenciamento de séries. 1999. Nº 2. P. 5-10]

Published

2024-05-22

How to Cite

de Marchi, P. F., & Silva, T. (2024). The teacher’s image as training and information in professional and technological education. Educar Mais, 8, 325–342. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3709