O Uso de Tecnologias Assistivas Potencializando a Aprendizagem de Crianças e Jovens com Necessidades Educacionais Específicas

Autores/as

  • Josi Cristina Schwarz Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Restinga
  • Vera Regina Froz Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Restinga
  • Vivian Sardá Thomassin Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Restinga
  • Pedro Chaves da Rocha Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Restinga
  • Gisele Fraga do Nascimento Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Restinga
  • Carine Ivone Popiolek Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Restinga

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2018.%25p.1152

Palabras clave:

necessidade educacional específica, aprendizagem, tecnologia assistiva.

Resumen

O projeto visa desenvolver recursos tecnológicos/pedagógicos para estudantes com necessidades educacionais específicas de duas escolas. Através de diálogos com as professoras envolvidas, para identificar que alunos necessitam estes recursos, é feita uma pesquisa para saber qual material será confeccionado. Um protótipo deste recurso é construído e testes são realizados. Após esta verificação, alterações são realizadas conforme a necessidade, testadas novamente até contemplar o objetivo esperado. Como exemplo, foi criado um site com jogos educativos, além de materiais adaptados especificamente para cada necessidade. Com essas iniciativas, percebe-se que os estudantes podem ter o mesmo acesso ao ensino que outros alunos, em função do atendimento de características específicas no processo ensino-aprendizagem. Assim, observa-se uma evolução no desenvolvimento cognitivo-pedagógico, como por exemplo a locomoção com ônibus e a inserção no mundo de trabalho.

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Publicado

2018-09-24

Cómo citar

Schwarz, J. C., Froz, V. R., Sardá Thomassin, V., Chaves da Rocha, P., Fraga do Nascimento, G., & Ivone Popiolek, C. (2018). O Uso de Tecnologias Assistivas Potencializando a Aprendizagem de Crianças e Jovens com Necessidades Educacionais Específicas. Educar Mais, 1(1). https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2018.%p.1152

Número

Sección

Artículos