New National Curriculum Guidelines for Initial Teacher Education for Basic Education: advances or setbacks?

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DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2409

Palabras clave:

Formación del profesorado, Prácticas, Práctica como componente curricular

Resumen

El artículo contextualiza la política de formación docente de educación básica en Brasil mediante el análisis de los Lineamientos Curriculares Nacionales para la formación inicial y continua de los profesionales de la educación de 2001 a 2019, con el foco principal en la discusión de la comprensión de la práctica como componente curricular en estos documentos. Presentamos un análisis del tiempo dedicado a la práctica a lo largo de los Cursos, así como los desplazamientos del concepto de Práctica en los documentos. Es posible percibir una variación entre posturas más teóricas a aquellas más enfocadas a la aplicación del conocimiento. Finalmente, se describe que los Nuevos Lineamientos Curriculares Nacionales para la Formación Inicial de Docentes de Educación Básica pueden perjudicar la constitución de futuros docentes reflexivos, autónomos y con alcance en los más diversos saberes profesionales, disciplinarios, curriculares y vivenciales.

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Biografía del autor/a

Nelson Luiz Reyes Marques, Instituto Federal Sul-rio-grandense -IFSul

Possui Licenciatura em Ciências pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Licenciatura em Ciências Habilitação em Física pela Universidade Católica de Pelotas , Mestrado em Ensino de Física pela UFRGS (2009) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática.

Gilberto Orengo, Universidade Franciscana - UFN

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica (Engenharia Nuclear) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Franciscana.

Maykon Gonçalves Müller, Instituto Federal Su-rio-grandense -IFSUL

Possui graduação em Licenciatura em Física (UFRGS - 2010), Mestrado em Ensino de Física (UFRGS - 2013) e Doutorado em Ensino de Física (UFRGS - 2017). É professor EBTT de Física no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Pelotas Visconde da Graça. Atualmente, exerce a função de coordenador do curso de Licenciatura em Física. Está vinculado como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação PPGCITED. A área da pesquisa em que atua envolve a investigação da aplicação de inovações didáticas; mais especificamente, a adoção e difusão de métodos interativos de ensino.

Cristiano da Silva Buss, Instituto Federal Su-rio-grandense - IFSUL

 Possui graduação em Licenciatura Plena em Física (2000) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (2009) pela UFPel, Mestrado em Educação (2012) pela Faculdade de Educação da UFPel e Doutorado em Educação em Ciências (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É professor de Física do Ensino Médio, Superior, Especialização e Mestrado Profissional do Campus Pelotas Visconde da Graça do Instituto Federal Sul-rio-grandense.

Marcos André Betemps Vaz da Silva, Instituto Federal Su-rio-grandense - IFSUL

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Federal de Pelotas (1999), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e é Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). É professor de Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense no Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul/CaVG) e membro do Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática do Campus Pelotas - Visconde da Graça. É integrante do Grupo de Estudos Avançados e Pesquisa em Ensino de Ciências - GEAPEC do CaVG/IFSul, do Grupo de Pesquisa Comenius do CaVG/IFSul e do Grupo de Pesquisa Fenomenologia de Partículas de Altas Energias do IF/UFRGS. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão relacionadas às Novas Tecnologias na Educação e Ensino de Ciências e atualmente é o Coordenador do Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do IFSul/CaVG.

Citas

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Publicado

2021-05-11

Cómo citar

Marques, N. L. R., Orengo, G., Müller, M. G., Buss, C. da S., & Vaz da Silva, M. A. B. . (2021). New National Curriculum Guidelines for Initial Teacher Education for Basic Education: advances or setbacks?. Educar Mais, 5(3), 637–649. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2409

Número

Sección

Artículos