Educação não formal: uma revisão de literatura em periódicos científicos no portal da CAPES no período de 2012 a 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3085

Palavras-chave:

Educação não formal, Atributos/características, Revisão de literatura

Resumo

A pesquisa tem como tema a educação não formal e objetiva por meio da revisão de literatura, analisar o que se caracteriza por educação não formal e identificar os principais aspectos pertinentes ao tema a partir de publicações de artigos presentes no banco de dados Periódicos Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Trata-se de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Utilizou-se a análise de conteúdo, na qual busca técnicas que vão ao encontro de uma elaboração sistemática de descrições dos conteúdos a partir de categorias. Como principais resultados tem-se que a educação não formal visa o processo de aprendizagem política permeada por intencionalidades, sendo um processo sociopolítico perante a formação para a cidadania, autonomia e criticidade. Este campo se encontra em processo de expansão tornando, portanto, necessário maior aprofundamento sobre o tema, tendo em vista que a educação não formal se institui como um campo amplo de investigações. Conclui-se que estudos relacionados a processos de ensino-aprendizagens, elaboração de propostas pedagógicas, metodologias, dentre outros poderão contribuir com temáticas ainda pouco exploradas neste campo.

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Biografia do Autor

Isabela Cristina dos Santos Porto, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Estudante do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina. Bolsista Modalidade/UEL desenvolvendo projeto de Iniciação Científica intitulado: ?Educação Não Formal: Primeiras Aproximações?, colaboradora do Programa Residência Pedagógica da Universidade de Londrina, integrante do projeto de pesquisa: ?A ampliação da jornada escolar nas pesquisas em educação desenvolvidas no período de 2007 a 2016: uma análise nos bancos de dados da Capes e da Anped ? FASE II? e integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Estado Ampliado e Hegemonias - GPEH. Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagoga na Prefeitura de Londrina. Monitora da disciplina de Politica Educacionais no curso de graduação de Pedagogia na Universidade Estadual de Londrina - UEL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Politicas Educacionais, Atua nas seguintes áreas: políticas educacionais, políticas sociais e fundamentos da educação.

Ana Lucia Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP/SP). É professora adjunta, atuando no curso de Pedagogia, Área de Políticas e Gestão da Educação, na Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, tendo trabalhado com crianças e adolescentes em situação de risco, em projeto socioeducativo no município de Londrina e também como coordenadora pedagógica em uma associação sem fins lucrativos.

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Publicado

2023-01-24

Como Citar

Cristina dos Santos Porto, I., & Ferreira da Silva, A. L. (2023). Educação não formal: uma revisão de literatura em periódicos científicos no portal da CAPES no período de 2012 a 2021. Revista Educar Mais, 7, 144–162. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3085

Edição

Seção

Artigos