Tecidoteca do IFSul/CAVG: um espaço para aproveitamento de resíduos têxteis e aprendizados em um curso de design de moda
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2025.v9.n11.pp.235-244.4155Palabras clave:
Sustentabilidade, Reaproveitamento de Resíduos, Tecidoteca, Design de Moda, Ação SocialResumen
Este artigo aborda a relação entre a poluição gerada pela indústria têxtil e do vestuário e as práticas de reaproveitamento promovidas pela Tecidoteca do IFSUL/CAVG. A pesquisa objetiva analisar os impactos ambientais da produção têxtil, a conexão entre poluição e desastres climáticos, e a importância de alternativas sustentáveis. Utiliza-se uma abordagem qualitativa, com revisão de literatura, e a descrição de ações práticas realizadas pela Tecidoteca. Espera-se que este estudo destaque a relevância da Tecidoteca como um recurso educacional e social que promove a sustentabilidade no design de moda, formando uma nova geração de profissionais conscientes de seu impacto no meio ambiente.
Descargas
Citas
COSTA, Maria Izabel; POELKING, Cristiane. Contribuição do Projeto Criação e Transformação Têxtil no âmbito Industrial: novo espaço para novas ideias. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE DISEÑO, 3, 2007, Buenos Aires. Anais […]. Buenos Aires: Universidade de Palermo, 2007.
GIMENEZ, Fernanda Schmidt; SPUDEIT, Daniela. Tecidos como fonte de informação: a organização de uma tecidoteca como suporte no processo de ensino-aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA
DA INFORMAÇÃO, 25, 2013, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: FEBAB, 2013. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2019/article/view/1594 Acesso em: 11 out. 2024
MACHADO, Aline Maria Rodrigues; ALLAM, Luise Anita; GRIEP, Brenda. A Tecidoteca IFSUL CAVG: Um espaço de ensino, pesquisa e extensão. In: Congresso Brasileiro de Educação, 2016, Porto Alegre. Anais […]. Porto Alegre: IFSUL, 2016. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-
%202017/PO/po_4/po_4_A_Tecidoteca_IFSUL_CAVG.pdf Acesso em: 11 out. 2024
PEREZ, Iana Uliana; MARTINS, Suzana Barreto. Prevenção do desperdício no setor de vestuário e moda: inovação no processo de design. ModaPalavra e-Periódico, v. 12, p. 36-60, jul.-dez. 2013. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=514051625003. Acesso em: 11 out. 2024.
STEGEMANN, Cristiane; DA ROSA ALMEIDA, Aline; DE SOUZA MEDEIROS, Henrique.
Biofabricação: um horizonte sustentável para o mundo da moda. Revista E-TECH: Tecnologias Para Competitividade Industrial, v. 15, n. 2, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.18624/etech.v15i2.1214. Acesso em: 11 out. 2024.
TABOSA, Marcelo Fernandes. Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco: o lixo têxtil e seus impactos ao meio ambiente. 2024. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56001 Acesso em: 11 out. 2024.
TONIOLLO, Michele; ZANCAN, Natália Piva; WÜST, Caroline. Indústria têxtil: sustentabilidade, impactos e minimização. Porto Alegre: Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, 2016. Disponível em: https://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2015/V- 029.pdf Acesso em: 11 out. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Anah Elis Madeira Cardoso, Gisele Dias Ferreira Adam, Beatriz Helena Viana Castro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.