Escoteirando: estilizando com design de moda
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2025.v9.n11.pp.255-264.4157Keywords:
Escoteiros, Design de Moda, Ensino, CriatividadeAbstract
A oficina de extensão “Escoteirando: Estilizando com Moda” é um evento semestral realizado pelos estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Apucarana, em parceria com os Escoteiros do Brasil - Paraná, que visa apresentar de forma lúdica e interativa as áreas de conhecimento dos cursos da universidade. Este artigo foca nas duas últimas edições de oficinas desenvolvidas pelos discentes de Design de Moda, abordando aspectos da área de estudo do curso. A primeira oficina ensinou pontos manuais por meio da customização de bolsas transversais, utilizando a metodologia de Baxter, que se mostrou necessária para que os escoteiros realizassem a costura de suas insígnias nas fardas utilizadas. A segunda oficina, com o tema “Aventuras pelas Histórias do Brasil”, apresentou a lenda do boto-cor-de-rosa e envolveu a aplicação de botões de pressão em uma bolsinha confeccionada por discentes extensionistas voluntários, que também criaram um bolso externo bordado com a figura do boto. Além da atividade prática, os escoteiros assistiram a uma apresentação sobre a lenda. Assim, foi possível concluir que o projeto permite a difusão de conhecimentos relacionados ao Design de Moda, promovendo maior contato com os processos desenvolvidos e, consequentemente, um maior apreço por áreas ligadas à criatividade e ao design.
Downloads
References
ARAUJO, Mario de. Tecnologia do vestuário. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.
BADEN-POWELL, R. S. S. Guia do Chefe Escoteiro. Editora Escoteira: União dos Escoteiros do Brasil. 1982.
BAXTER, M. R. Projeto de Produto: Guia Prático para o Design de Novos Produtos. 2. Ed. São Paulo: Editora Blücher, 2005.
ISO 4915:1991. Textile - stitch type - Classification and Terminology. International Organization for Standardization. Switzerland.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: Uma poética do Imaginário. Manaus: Editora Valter, 2015.
SABINO, C. V. S.; MENDES, B.; LOBATO, W. O PAPEL DO ESCOTISMO NA FORMAÇÃO ECOLÓGICA DE JOVENS. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, Santo ngelo Vol. 4, n.2. jul./dez. 2014.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Giulia Minosso de Almeida Pirozi, Rosimeiri Naomi Nagamatsu, Celso Tetsuro Suono

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.