Um experimento criativo de Design Participativo para mobilidade urbana no Sul da Itália

Autores/as

  • Pablo Marcel de Arruda Torres Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.033-047.1415

Resumen

O processo de inovação é revertido para uma lógica de baixo para cima, onde todas as partes interessadas são convidadas a participar do processo de criação da inovação. O ambiente colaborativo torna-se uma força motriz por trás do uso de métodos abertos e participativos. Workshops de Co-Design são a principal ferramenta para fazer o Design Participativo funcionar, integrando a criatividade das partes interessadas no processo. Nesse sentido, realizou-se uma oficina criativa levando em consideração o contexto do sul da Itália, especialmente a realidade local de Nápoles. Devido a limitações de tempo, o desafio era projetar um workshop que durasse apenas um dia de trabalho. O workshop focou no processo criativo e na geração de ideias para confrontar imediatamente as necessidades identificadas, tornando o processo de design dinâmico, enxuto e eficiente, e usando a memória de curto prazo dos participantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pablo Marcel de Arruda Torres, Universidade Federal de Campina Grande

PhD. em Design e Inovação pela Seconda Università di Napoli (Itália), com estágio internacional junto à Universidad de Málaga (Espanha). Possui especialização em Marketing e Comunicação (2013), Mestrado em Engenharia (2006) e Graduação em Design (2003). Fez diversos cursos complementares e on-line, tendo também ministrado workshops no Brasil e na Itália. É professor Adjunto do Curso de Design e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Campina Grande. Seus trabalhos foram publicados e apresentados em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Índia e Argentina e é também autor do livro Integrando Design e Marketing, Criando Valor para Marcas (EdUFCG, 2016). Como profissional de Design, trabalhou em programas de fomento ao Design, gráfica, agência de propaganda e indústrias de móveis, com destaque em publicações e premiações nacionais de design. Seus temas de interesse são: Design Participativo; Inovação Social e Inovação Sociotécnica; Design de Impacto Social; Design de Serviços; Novos Métodos de Design; Gestão de Design e Design Estratégico.

Citas

BURNS, C., COTTAM, H., VANSTONE, C., & WINHALL, J. RED PAPER 02: Transformation Design. London: Design Council, 2006.

CAUTELA, C. Strumenti di Design Management [Design Management Tools]. Milano: FrancoAngeli, 2007.

COSTA, F. Valutare l’usabilità: metodi di prova con utenti e tecniche empiriche. Ergonomia progetto prodotto [Ergonomics Design Product]. Milano: FrancoAngeli, 2005.

FRASCARA, J. 2006. “The dematerialization of design: a new profile for visual communication design”. International Council of Design. Disponível em: <http://www.ico-d.org/connect/features/post/76.php>. Acesso em: 28 junho 2015.

GRIMALDI, P. Blur design: il branding invisibile (1º ed.). Bologna: Fausto Lupetti Editore, 2014.

JÉGOU, F.; MANZINI, E. Collaborative Services: Social innovation and Design for Sustainability. Milano: Polidesign, 2003.

LUCCA, A. de S. 2011. Design e rilocalizzazione: Strumenti progettuali per l’innovazione sostenibile nei paesi emergenti. Tese. Università Iuav di Venezia, 2011.

MANZINI, E. Design research for sustainable social innovation. In: MICHEL, R. (Org.), Design Research Now: Essays and Selected Projects. Basel: Birkhäuser Basel, 2007

____. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. (Cadernos do Grupo de Altos Estudos; vol. l). Rio de Janeiro: E-papers, 2008.

PEREZ, C. The financial crisis and the future of innovation: a view of technical change with the aid of history. Working Papers in Technology Governance and Economic Dynamics, n. 28, Tallinn University of Technology, Estonia/ The Other Canon Foundation, Norway, 2010.

RIZZO, F. Strategie di Co-Design: teorie, metodi e strumenti per progettare con gli utenti [Co-Design strategies: theories, methods and tools to design with users]. Milano: FrancoAngeli, 2009.

TARANTO, F. “Del diseño participativo a la solución estratégica de problemas complejos: Una introducción al diseño de transformación”. [From Participatory Design to the strategic solution of complex problems: An introduction to Transformation Design]. Revista i+Diseño, 8(5), 2013.

Publicado

2019-12-27

Cómo citar

TORRES, P. M. de A. Um experimento criativo de Design Participativo para mobilidade urbana no Sul da Itália. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 3, n. 3, p. 033–047, 2019. DOI: 10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.033-047.1415. Disponível em: https://ifs00sv137.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/1415. Acesso em: 24 dic. 2024.