Desenvolvimento de identidade de marca para uma microempreendedora individual do ramo alimentício

Autores/as

  • William Barboza Ximendes Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2020.v4.n4.pp.127-142.1424

Resumen

Este artigo apresenta os resultados do design de identidade de marca para uma Microempreendedora Individual (MEI) do ramo alimentício. O referencial teórico aborda o Microempreendedorismo Individual e a importância das marcas, ambos relacionados ao possível nicho de mercado da criação de marca para MEIs, sobre o qual se observa que não há muito estudo. O método de pesquisa é bibliográfico de caráter qualitativo, com aplicação de um questionário a possíveis consumidores. Quanto ao projeto, foi aplicado o processo de Alina Wheeler, com ajustes para adequação ao contexto. Conclui-se que, assim como outras formas de Pessoa Jurídica, os MEIs também precisam de projetos de marca, e que a metodologia aplicada cumpriu com sua função, visto que o projeto já contou com aprovação da cliente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

KLEIN, Naomi. Sem logo: A tirania das marcas em um planeta vendido. Tradução de Ryta Vinagre. 6° ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

PINHO, J. Benedito. O poder das marcas. São Paulo: Sammus Editorial, 1996.

PORTAL DO EMPREENDEDOR. Dúvidas frequentes. Brasil: Portal do Empreendedor-Mei, 2018. Disponível em: <http://www.portaldoempreendedor.gov.br/duvidas-frequentes>. Acesso em: 3 out 2018.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; BAPTISTA LUCIO, María Del Pilar. Metodologia de pesquisa. Tradução Daisy Vaz de Moraes. 5°ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

STRUNCK, Gilberto Luiz. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: Um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus valores. Rio de Janeiro: Rio Books, 2007.

WHEELER, Alina. Design de Identidade da Marca: Guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. Tradução Francisco A. da Costa. 3°ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

Publicado

2020-12-17

Cómo citar

XIMENDES, W. B. Desenvolvimento de identidade de marca para uma microempreendedora individual do ramo alimentício. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 4, n. 4, p. 127–142, 2020. DOI: 10.15536/2594-4398.2020.v4.n4.pp.127-142.1424. Disponível em: https://ifs00sv137.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/1424. Acesso em: 24 dic. 2024.

Número

Sección

Iniciação Científica