Reutilização de paletes: testes e informações sobre o material
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2025.v9.n11.pp.27-36.4106Palabras clave:
Projeto de Produto, Reutilização, Materiais descartáveis, PaletesResumen
A reutilização de produtos não é nova, mas ganhou destaque na década de 1960 devido às preocupações ambientais. A indústria gera muitos resíduos, incluindo paletes, que muitas vezes são descartados inadequadamente. Os paletes, principalmente feitos de madeira, são essenciais para a movimentação e armazenamento, mas muitos deles são frágeis e não podem ser reutilizados para a mesma função. Este artigo, parte de um Trabalho de Conclusão de Curso, busca caracterizar paletes descartáveis em termos de resistência, cortes e acabamentos. O foco é estudar como reutilizar a madeira dos paletes descartáveis, aproveitando-o como matéria-prima após desmontagem, com o intuito de gerar informações úteis para futuros projetos de reutilização.
Descargas
Citas
FABRIMETAL, armazenagem. Tipos de paletes para armazenagem. 2017. Disponível em: <http://www.fabrimetalarmazenagem.com.br/blog/tipos-de-paletes- para- armazenagem/?gclid=Cj0KCQjw5rbsBRCFARIsAGEYRwfnEHsHAygZTWFhT- ljRFiMUi3fF4jI4pK73SnZ2LGAX81Fvwb2vkAaAmUgEALw_wcB> Acesso em: 16 nov. 2019.
GOMES, Daniel. R em Design: a reutilização aplicada ao design. Dissertação – Mestrado em Design Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Portugal, 2011.
HAAS, Madeiras. O que é palete e qual sua origem. 2018. Disponível em: <https://www.haasmadeiras.com.br/o-que-e-palete-e-qual-a-sua-origem/> Acesso em: 18 nov. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Caroline Reichow Tuchtenhagen, Mariana Piccoli

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.