Sistema produto-serviço para um design circular: relatos de experiências em ensino de design
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2025.v9.n11.pp.245-254.4156Palabras clave:
Sistema Produto-Serviço, Design circular, Sustentabilidade, Ensino de Design, Aprendizagem Baseada em ProjetosResumen
No contexto atual, onde a sustentabilidade e a economia circular assumem uma importância crescente, torna-se imperativo que os futuros profissionais de design estejam adequadamente preparados para desenvolver soluções que contribuam significativamente para um futuro mais sustentável. Este estudo apresenta uma análise detalhada de experiências pedagógicas que visam incorporar esses conceitos na formação acadêmica dos estudantes de Design. O artigo descreve a implementação dos conceitos de Sistema Produto-Serviço (SPS) e Design Circular no ensino de Design, utilizando para tanto a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). São relatados casos do desenvolvimento de propostas de SPS pelos estudantes da disciplina de Laboratório Interdisciplinar de Design IV do curso de Design da PUCRS com o objetivo de operacionalizar princípios de Design Circular em contextos do campus universitário. Este artigo oferece uma contribuição significativa para o ensino de Design, fornecendo um exemplo de aplicação de metodologia pedagógica eficaz para a formação de profissionais competentes para atuação em um contexto em que a sustentabilidade é requisito cada vez mais importante.
Descargas
Citas
ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. Why buy light bulbs when you can buy light? Signify. 2022. Disponível em < https://www.ellenmacarthurfoundation.org/circular-examples/why-buy-light-bulbs-when-you-can-buy-light-signify>. Acessado em outubro de 2024.
ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. The circular economy in detail. 2019. Disponível em < https://www.ellenmacarthurfoundation.org/the-circular-economy-in-detail-deep-dive>. Acessado em outubro de 2024.
FEDERIZZI, Carla Link et al. O Moodboard como Ferramenta Metaprojetual: um estudo sobre o caso Smart!. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. 2014. p. 1-12.
FLAHERTY, Kim. 7 Ways to Analyze a Customer-Journey Map. 2020. In: NIELSEN NORMAN GROUP. Disponível em <https://www.nngroup.com/articles/analyze-customer-journey-map/>. Acessado em outubro de 2024.
GUO, Frank Y.; SHAMDASANI, Sanjay; RANDALL, Bruce. Creating effective personas for product design: insights from a case study. In: Internationalization, Design and Global Development: 4th International Conference, IDGD 2011, Held as part of HCI International 2011, Orlando, FL, USA, July 9-14, 2011. Proceedings 4. Springer Berlin Heidelberg, 2011. p. 37-46.
MANZINI, E.; VEZZOLI, C. A strategic design approach to develop sustainable product service systems: examples taken from the ‘environmentally friendly innovation’ Italian prize. Journal of Cleaner Production. Volume 11, Issue 8, 2003, Pages 851-857.
MORTENSEN, Christian Hviid et al. How might we? Co-constructing recommendations on digital and organizational change. Museum Management and Curatorship, v. 39, n. 4, p. 419-432, 2024.
PEI, Eujin; CAMPBELL, Ian; EVANS, Mark. A taxonomic classification of visual design representations used by industrial designers and engineering designers. The Design Journal, v. 14, n. 1, p. 64-91, 2011.
STICKDOM, Marc; HORMESS, Markus; LAWRENCE, Adam; SCHNEIDER, Jakob. Isto é Design de Serviço na Prática: Como Aplicar o Design de Serviço no Mundo Real: Manual do Praticante. Bookman, 2019.
YABLONSKI, Jon. Leis da Psicologia Aplicadas a UX: Usando psicologia para projetar produtos e serviços melhores. Novatec Editora, 2020.
VANDERMERWE, S., RADA, J. Servitization of business: adding value by adding services. Eur. Manag. J. 6 (4), 1988, p. 314–324. https://doi.org/10.1016/0263-2373(88) 90033-3.
VEZZOLI, C.; KOHTALA, C.; SRINIVASAN, A.; DOS SANTOS, A.; XIN, L.; CHAVES, L. I.; ...; ENGLER, R. C. Sistema Produto+ Serviço Sustentável: Fundamentos. 2018. Tradução de Aguinaldo dos Santos. Curitiba, Insight, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Guilherme Parolin, Silvia Trein Heimfarth Dapper

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.