Estudo de caso de uma metodologia utilizada para a criação de uma coleção de moda

Autores

  • Laiana Pereira da Silveira Instituto Federal Sul Rio Grandense campus Pelotas Visconde da Graça https://orcid.org/0000-0001-8506-5230
  • Frantieska Huszar Schneid Instituto Federal Sul Rio Grandense campus Pelotas Visconde da Graça

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.019-032.1414

Resumo

O artigo apresenta um estudo de caso que expõe ideias e traz exemplos de metodologias utilizadas para a criação e o desenvolvimento de uma coleção de moda, aplicadas ao longo do curso superior de tecnologia em Design de Moda do Instituto Federal Sul-rio-grandense campus Pelotas Visconde da Graça. As reflexões são apresentadas pelas autoras, uma delas docente do curso e outra egressa da primeira turma. Ao longo dos seis semestres de curso, foram criadas e desenvolvidas coleções de moda embasadas em Treptow (2013), que possui uma bibliografia atualizada e uma das mais completas na área de planejamento de coleção.

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Biografia do Autor

Laiana Pereira da Silveira, Instituto Federal Sul Rio Grandense campus Pelotas Visconde da Graça

Possui graduação no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Pelotas Visconde da Graça (2018) e curso Técnico em Vestuário (2012) pela mesma instituição. Contribuiu para o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense como estagiária da Coordenação de Cultura pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Participou como voluntária do projeto de pesquisa Memória Trajada: o acervo de vestuário de Antoninha Berchon e dos projetos de extensão 1ª Semana Acadêmica do Curso de Design de Moda, Recicla Moda: do lixo para o luxo, Desfile de conclusão de curso de Design de Moda turma 2018.1 e Exposição Vestidos da Memória, e auxiliou na organização de eventos acadêmicos na área da Moda. Concluiu o desenvolvimento de sua pesquisa para o trabalho de conclusão de curso na área de Moda e Memórias afetivas, e como os objetos pessoais podem ressaltar essa ligação.

Frantieska Huszar Schneid, Instituto Federal Sul Rio Grandense campus Pelotas Visconde da Graça

Doutoranda e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Docência na Educação Profissional pela Faculdade de Tecnologia Senac-Rs. Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul (2007). Atualmente é docente dos Cursos Técnico em Vestuário (no qual coordenou durante os anos de 2010 e 2011) e Tecnólogo em Design de Moda (membro do colegiado do curso), ambos do Instituto Federal Sul-rio-grandense. É professora convidada do curso de Especialização em Gestão de Moda: Comunicação, Marketing e Estilo, ministrando a disciplina de Estilo, Identidade, Consumo e Cultura. Desenvolve pesquisas em fotografias, com enfoque na relação memória e indumentária. Participa de vários eventos nas áreas: Ciências Humanas, Artes - Moda e Interdisciplinar no Brasil e no exterior, bem como produção bibliográfica em revistas científicas que abordem o tema de sua pesquisa. Representante local da cidade de Pelotas - RS do movimento Fashion Revolution.

Referências

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

SILVEIRA, L. P. da; SCHNEID, F. H. Estudo de caso de uma metodologia utilizada para a criação de uma coleção de moda. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 3, n. 3, p. 019–032, 2019. DOI: 10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.019-032.1414. Disponível em: https://ifs00sv137.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/1414. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos