Estudo de métodos de reconhecimento de signos utilizados por designers de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2021.v5.n7.pp.780-803.2209

Palavras-chave:

Método, Desenvolvimento de produto, Signo

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi identificar os métodos de reconhecimento dos signos atribuídos ao vestuário, utilizados durante o desenvolvimento de produtos, por designers de moda. Foi aplicado um questionário a cinco profissionais de diferentes locais de Santa Catarina, que representam diferentes profissões criativas da área do design de moda. Aos dados aplicou-se análise documental de Bardin (2016). O embasamento teórico conta com Hall (2016), Sant’Anna (2016), Oliveira (2007) e Scoz et al. (2019). Com os resultados obtidos nessa pesquisa não foi possível identificar um método específico para reconhecimento de signos atribuídos aos produtos do vestuário. Em lugar deste, é utilizado método de desenvolvimento de produtos, que atribui uma forma subjetiva de compreender signos.

 

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Biografia do Autor

Emanuella Scoz, UDESC

Doutoranda em design (UDESC, 2020). Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, Brasil(2019)
Professor Substituto do Instituto Federal de Santa Catarina- Campus Gaspar , Brasil

Elton Moura Nickel, UDESC

É Doutor (2012) e Mestre (2009) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Engenharia do Produto e Processo e possui graduação em Design Industrial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Foi Chefe do Departamento de Design na gestão 2015-2017 e atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina e Editor Chefe da revista Human Factors in Design (HFD).

Flavio Anthero Nunes Viana dos Santos, UDESC

Possui graduação em Desenho Industrial - Design do Produto e Design Gráfico pela ESDI, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista Hall Ceart (UDESC) e da Revista Human Factors in Design (PPGDESIGN/UDESC), docente e pesquisador na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina e na UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, além de avaliador ad hoc do INEP/BASis e do Conselho Estadual de Educação CEE/SC e consultor ad hoc do CNPq. Tem experiência na área de Desenho Industrial: ensino e pesquisa em design, gestão do design, metodologia de projeto e fatores humanos.

Referências

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

SCOZ, E.; MOURA NICKEL, E.; ANTHERO NUNES VIANA DOS SANTOS, F. Estudo de métodos de reconhecimento de signos utilizados por designers de moda. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 5, n. 7, p. 780–803, 2021. DOI: 10.15536/2594-4398.2021.v5.n7.pp.780-803.2209. Disponível em: https://ifs00sv137.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/2209. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos