Marca para o nicho turístico de Sol e Praia de São Lourenço do Sul
DOI:
https://doi.org/10.15536/2594-4398.2025.v9.n11.pp.119-128.4142Palavras-chave:
identidade visual, marca, turismo, São Lourenço do Sul, branding territorialResumo
Este trabalho teve por objetivo a criação de uma marca para o nicho turístico de Sol e Praia de São Lourenço do Sul. A pesquisa abordou os conceitos de identidade visual, marca e branding territorial, a fim de compreender os elementos que melhor representam o município como um destino turístico de verão. A metodologia utilizada foi baseada no livro de Alina Wheeler, Design de identidade de marca: um guia completo para criação, construção e manutenção de marcas fortes (2012), que estrutura o processo de design em fases como condução da pesquisa, esclarecimento da estratégia, design da identidade e criação de pontos de contato. São Lourenço do Sul é conhecida por suas praias de águas calmas e eventos como o Festival de Verão e o Reponte da Canção, que atraem um público diverso durante a temporada de verão. Com base nas informações coletadas e no perfil do turista, foi desenvolvida uma marca visual que representa a identidade do município, com a intenção de promover São Lourenço como um destino de destaque no estado do Rio Grande do Sul.
Downloads
Referências
ALVAREZ, J. A.; MARTINS, I. DA R.; MARTIS, L. R. Estudo da Lagoa dos Patos. Pesquisas em Geociências, v. 14, n. 14, p. 41, 31 dez. 1981.
CENTRO DE POLÍTICAS SOCIAIS FGV. QUAL A FAIXA DE RENDA FAMILIAR DAS CLASSES? Disponível em: <https://cps.fgv.br/qual-faixa-de-renda-familiar-das-classes>. Acesso em: 8 ago. 2023.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
EZEUDUJI, I. O.; NKOSI, S. Tourism destination competitiveness using brand essence: Incorporating the ‘zuluness’ of the Zulu Kingdom. African Journal of Hospitality, Tourism and Leisure, v. 6, n. 1, p. 1–7, 2017.
SEBRAE RS. Plano Municipal de Turismo de São Lourenço do Sul 2019-2023. São Lourenço do Sul: [s.n.]. 2019.
WAECHTER, J. L.; MARMITT, M. C. Importância de figueiras nativas para a conservação da biodiversidade epifítica em ambientes costeiros disturbados. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.
WHEELER, A. Design de Identidade da Marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernanda Krumreich Helms, Ruth Rejane Perleberg Lerm

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão certifica que participou da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omite quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. O autor certifica que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Poliedro, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Poliedro é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos da Revista Poliedro são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.