O psicólogo perante a queixa escolar: um estado da arte no contexto educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3354

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Queixa Escolar, Atuação do Psicólogo

Resumo

O presente estudo aborda a atuação do psicólogo perante à queixa escolar na educação básica e analisa os tipos de abordagem utilizada por diferentes autores. Teve como objetivo mapear a produção científica brasileira, considerando artigos, teses e dissertações publicados no período de 2012 a 2022. Como metodologia optou-se por uma revisão de literatura, a qual foi realizada em bancos de dados Google Acadêmico, SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e Periódicos da Capes. Após a análise, constata-se que, as produções enfatizam a perspectiva crítica em psicologia escolar, sendo as principais abordagens utilizadas a Psicologia Histórico-Cultural, Teoria Crítica e Materialismo Histórico-Dialético. Considera-se que houve um avanço significativo no campo teórico, no entanto, assim como concebido em meio às produções, a inserção do profissional de Psicologia nas escolas requer reflexão e novas práticas, sobretudo que conscientizem os agentes escolares, famílias e estudantes de sua função e busquem novas formas de intervenção que possam minimizar os impactos na vida de estudantes.

Downloads

Biografia do Autor

Patrícia Oliveira de Freitas, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Psicóloga, Psicopedagoga e Neuropsicóloga, Mestranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. Realizou ao longo da graduação pesquisas de iniciação científica sobre o transtorno da ansiedade e sua relação com a vida universitária, o adolescente no contexto hospitalar e o elo entre a saúde mental e a religiosidade sob uma perspectiva psicológica. Atua como psicóloga clínica, tendo como foco de atendimento crianças e adolescentes.

Vanessa dos Santos Tavares, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Pedagoga e Mestra em Educação (2016). Doutoranda em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. É servidora pública no cargo Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Escritora, produtora e editora de livros paradidáticos para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Autora da Série Pequenos Corajosos da Editora Inverso, série comercial de contrato no Brasil e no exterior. Participante do Núcleo Materna - Núcleo Virtual de Pesquisa em Gênero e Maternidade. Tem foco em estudos de gênero, Direitos Humanos, articulação dos temas maternidades/paternidades e Ciência, feminismos, avaliação da aprendizagem, evasão escolar, políticas educacionais, aprendizagens, inclusão e respeito à diversidade.

Eric Ferdinando Passone, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Formado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997-2002); Mestre e Doutor em Educação pela Unicamp (2005-2012). Trabalhou como psicólogo em programa socioeducativo para crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade e como coordenador de projetos educacionais, junto ao poder executivo do município de Piracicaba (2002-2005). Lecionou disciplinas de Psicologia Social, Psicologia e Educação, Psicologia, Cultura e Educação, Psicologia da Comunicação e Psicologia Aplicada ao Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (2009-2013). Desenvolveu seu pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(2013-2016), sob Supervisão do Dr. Leandro de Lajonquière. Participou como voluntário como Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade de Campinas (2016-2020). Foi docente e mentor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Subjetividade e Psicanálise da Universidade Ibirapuera (SP). É docente e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Educacional (PPGP-GE) da Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID). Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da UNICID. Membro integrante da Red INFEIES ( Red de Estudios e Investigaciones Psicoanalíticas e Interdisciplinarias en Infancia e Instituciones) e da RUEPSY (Réseau Universitaire International d?Études d'Éducation et de Psychanalyse). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Gestão e Avaliação Educacional. Estuda o campo de políticas públicas educacionais, gestão, avaliação, psicanálise e educação. Supervisiona estágios de psicoterapia, projetos sociais, psicologia e trabalho, no Curso de psicologia da Unicid.

Referências

ALVES et al., Paloma Carvalho. A Psicologia e o Fracasso/queixa escolar: Uma análise das produções científicas. In: Research, Society and Development. 2021.

ANDRADA et al., Paula Costa de. Atuação de Psicólogas(os) na Escola: Enfrentando Desafios na Proposição de Práticas Críticas. In: Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2019, v. 39, e1877342, 2019.

CAVALCANTE, Lorena de Almeida; AQUINO, Fabíola de Sousa Braz. Ações de psicólogos escolares de João Pessoa sobre queixas escolares. In: Psicologia em Estudo, v. 18, n. 2, p. 353-362, 2013.

CAVALCANTE, Lorena de Almeida. O psicólogo na rede pública de educação: concepções, formação e atuação profissional. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade Federal da Paraíba, Paraíba. 2015.

CHIODI, Cinthia da Silva. O processo de avaliação psicológica na perspectiva da psicologia histórico-cultural e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2012.

CRUZ, Danilly Rafaelly Martins; BORGES, Lucivanda Cavalcante. A QUEIXA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO. Psicologia Argumento, [S. l.], v. 31, n. 72, 2017.

DAZZANI et al., Maria Virgínia Machado. Queixa escolar: uma revisão crítica da produção científica nacional. In: Psicologia Escolar e Educacional [online], v. 18, n. 3, p. 421-428, 2014.

DIAS, Ana Cristina Garcia, PATIAS; Naiana Dapiev; ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier. Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: algumas reflexões. In: Psicologia Escolar e Educacional [online], v. 18, n. 1, p. 105-111, 2014.

FERREIRA, Adriana Moreira dos Santos; ZAMBI, Estefani Vidal. O que pode fazer o psicólogo na escola: reflexões preliminares. In: Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 34193–34210, 2021.

FIRBIDA, Fabíola Batista Gomes; VASCONCELOS, Mário Sérgio. O desenvolvimento histórico da psicologia escolar crítica no Brasil. In: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 23, n. 02, jan-jun/2018.

FONSECA, Cristina da Cunha. PSICOLOGIA ESCOLAR A EVOLUÇÃO DO PAPEL DO PSICÓLOGO NA ESCOLA. In: Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 11, n. 31, p. 54–62, 2022.

FONSECA, Wilson Bispo da. Psicologia e educação: o perfil da atuação dos psicólogos(as) nas escolas em Aracaju. Dissertação (Mestrado em Educação) – Núcleo de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, 2015.

GOMES, Cláudia Aparecida Valderramas; PEDRERO, Jennifer do Nascimento. Queixa Escolar: Encaminhamentos e Atuação Profissional em um Município do Interior Paulista. In: Psicologia: Ciência e Profissão [online]. Brasília, v. 35, n. 4, p. 1239-1256, dez/2015.

GOMES, Rafael Madureira. O que a escola demanda do psicólogo? Contribuições à psicologia escolar e educacional. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2019.

LABADESSA, Vanessa Milani; LIMA, Vanessa Aparecida Alves de. Queixa escolar: repercussões na escola a partir do atendimento psicológico. In: Psicologia Escolar e Educacional [online]. v. 21, n. 3, p. 369-377, 2017.

LARA, Juliana Sano de Almeida. Psicólogos na rede pública de Educação: em busca de uma atuação institucional. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro; LEMES, Maria Júlia; DIAS FACCI, Marilda Gonçalves. O psicólogo diante da queixa escolar: possibilidades de enfrentamento. In: Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 276–303, 2016.

MAIA, Camila Moura Fé. Psicologia escolar e patologização da educação: concepções e possibilidades de atuação. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimentos Humano e Saúde) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília. 2017.

MOREIRA, Ana Paula Gomes; GUZZO, Raquel Souza Lobo. O psicólogo na escola: um trabalho invisível? In: Gerais, Rev. Interinst. Psicol., Juiz de Fora, v. 7, n. 1, p. 42-52, jun/2014.

MOREIRA, Ivana. Gomes; OLIVEIRA, Renata Santos. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR: perspectivas da educação na atualidade. In: Psicologia e Saúde em debate, [S. l.], v. 2, n. Ed. Esp. 1, p. 14–27, 2016.

PASQUALINI, Mariana Guimarães; SOUZA, Marilene Proença Rebello de; LIMA, Cárita Portilho de. Atuação do psicólogo escolar na perspectiva de proposições legislativas. In: Psicologia Escolar e Educacional [online], v. 17, n. 1, p. 15-24, 2013.

PERETTA et al., Anabela Almeida Costa e Santos. O caminho se faz ao caminhar: atuações em Psicologia Escolar. In: Psicologia Escolar e Educacional [online], v. 18, n. 2, p. 293-301, 2014.

PETRONI, Ana Paula; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. Psicologia Escolar: análise sobre dificuldades e superações no Brasil e Portugal. In: Psicologia Escolar e Educacional [online], v. 21, n. 1, p. 13-20, 2017.

RODRIGUES, Larissa Goulart; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Psicologia na educação: panorama da psicologia escolar em escolas públicas de Goiânia. In: Rev. Inter Ação, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 381-395, dez/2012.

SCHWEDE, Gisele. A atuação do psicólogo escolar: concepções teóricas, práticas profissionais e desafios. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2016.

SILVA et al., Silvia Maria Cintra da. O psicólogo diante da demanda escolar: concepções e práticas no estado de Minas Gerais. In: Gerais, Rev. Interinst. Psicol., Juiz de fora, v. 5, n. 1, p. 36-49, jun/2012.

SILVA, Célia Regina da. Análise da dinâmica de formação do caráter e a produção da queixa escolar na educação infantil: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista, São Paulo. 2017.

SOUZA et al., Marilene Proença Rebello de. Atuação do psicólogo na educação: análise de publicações científicas brasileiras. In: Psicol. Educ., São Paulo, n. 38, p. 123-138, jun/2014.

SOUZA, Thiago Santos. A inserção do psicólogo na educação básica de Sergipe: da formação à atuação profissional. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, 2014.

TEIXEIRA, Leonardo Henrique de Oliveira. O fazer do psicólogo escolar nas instituições educacionais. In: Revista Educação em Foco. 10ª ed., p. 116, 2018.

VIÉGAS, Lygia de Souza. A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA REDE PÚBLICA BAIANA DE EDUCAÇÃO FRENTE À DEMANDA ESCOLAR: CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E INOVAÇÕES. In: Estudos IAT, Salvador, v .2, n. 1/ p. 1-21, jan-jun/2012.

YAMAMOTO et al., Kátia. Como atuam psicólogos na educação pública paulista? um estudo sobre suas práticas e concepções. In: Psicologia: Ciência e Profissão [online], v. 33, n. 4, p. 794-807. 2013.

ZAGO, Luis Henrique. O diagnóstico psicológico à luz da teoria histórico-cultural: implicações para a educação escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, São Paulo. 2016.

ZENDRON et al., Alessandra Ballestero Fukoshima. Psicologia e educação infantil: possibilidades de intervenção do psicólogo escolar. In: Barbaroi, Santa Cruz do Sul, n. 39, p. 108-128.

ZUCOLOTO et al., Patricia Carla Silva do Vale. Atuação do psicólogo escolar crítico frente às queixas escolares: as assembleias escolares. In: Rev. Psicol. IMED, Passo Fundo, v. 11, n. 1, p. 217-232, jun/2019.

Downloads

Publicado

2023-07-20

Como Citar

Oliveira de Freitas, P., dos Santos Tavares, V., & Ferdinando Passone, E. (2023). O psicólogo perante a queixa escolar: um estado da arte no contexto educacional. Revista Educar Mais, 7, 649–664. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3354

Edição

Seção

Artigos